Para tudo na vida precisamos de um planejamento, o marketing não poderia ser diferente. Quando uma pessoa quer comprar uma casa, por exemplo, ela planeja a sua vida financeira para conseguir conquistar esse objetivo, certo?
Levando essa lógica para o mundo empresarial, se você quer que a sua empresa cresça é necessário realizar um planejamento para tal, e é aí que o plano de marketing entra.
Mas vamos começar pelo básico, explicando um pouco sobre essa ferramenta tão falada no mundo corporativo. O Plano de Marketing nos permite conhecer melhor o mercado de atuação da empresa, para que assim consigamos traçar o perfil do consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas de marketing, propor ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao mercado. Dessa forma, o Plano de Marketing define um caminho em comum para que o marketing alcance resultados relevantes em um prazo definido.
Um bom plano de marketing inclui diversas etapas e um ponto principal estabelecido, que seria o objetivo do mesmo feito para atingir o público alvo da empresa. Um estudo completo se dá ao analisar e entender tanto o macro- ambiente que envolve seu negócio quanto o micro determinando um caminho a ser percorrido em um determinado espaço de tempo.
Dessa maneira, quanto mais específicas e direcionadas forem, maiores as chances de ser bem sucedido e ter um plano que funcione de acordo com o que você precisa.
A dificuldade principal enfrentada muito provavelmente é definir o seu objetivo com essa ferramenta, pois para alcançá-lo é necessário desmembrar as rotas e o que será preciso fazer. Nesse âmbito nem sempre o objetivo estabelecido é útil de fato ou até mesmo algo tangível, daí surge a necessidade de dentro da ferramenta existirem meios para averiguar a sua meta final, tanto quanto a necessidade de desmembrar o seu negócio em si:
O Plano de Marketing em si pode ser composto por:
01- Sumário Executivo
02- Logo, Slogan, MVV
03- Pesquisa de Mercado (Análise Pestel e Análise da Concorrência)
05- Mix de marketing
06- Definição do Público Alvo e persona; Posicionamento da marca
07- Estratégias de Marketing
08- 5W2H
09- Road Map e Metas SMART
10- Indicadores de desempenho e validação
Cada uma dessas etapas avalia e descreve os processos de maneira que quanto mais se entende e detalha, mais se tem uma visão completa do seu negócio e o que cerca. É visível que embora o nome seja Plano de Marketing essa ferramenta não se trata apenas do marketing da empresa, pois ela abrange diversos setores até mesmo de preço de serviço e/ou produto que o seu negócio ofereça e como os seus concorrentes diretos e indiretos se posicionam, permitindo analisar erros que se deve evitar e acertos dos demais.
POR QUE FAZER UM PLANO DE MARKETING?
O Plano de Marketing permite que a organização entenda as necessidades de seus clientes, para saber como atingi-las. Assim trazendo vários benefícios, como:
- Melhor compreensão do mercado;
- Elevar a consciência da marca e sua autoridade junto ao mercado;
- Atrair novos clientes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos;
- Aumentar as vendas;
- Melhor compreensão interna da empresa;
- Definir prioridades e a otimizar o orçamento;
- Permite tomar decisões de forma antecipada;
- Análise do mercado externo;
O marketing é um dos meios principais de promover sua empresa para os clientes e para mantê-la organizada internamente, sendo fundamental que suas estratégias estejam bem definidas para ver o seu negócio deslanchar. Assim, não se esqueça de manter seu planejamento e suas estratégias sempre atualizadas, assertivas e sua empresa moderna sendo um exemplo de marketing. Se você ainda não começou a se estruturar, que tal começar?