Plano de Marketing: entenda a importância

plano de marketing

Para tudo na vida precisamos de um planejamento, o marketing não poderia ser diferente. Quando uma pessoa quer comprar uma casa, por exemplo, ela planeja a sua vida financeira para conseguir conquistar esse objetivo, certo?

Levando essa lógica para o mundo empresarial, se você quer que a sua empresa cresça é necessário realizar um planejamento para tal, e é aí que o plano de marketing entra.

Mas vamos começar pelo básico, explicando um pouco sobre essa ferramenta tão falada no mundo corporativo. O Plano de Marketing nos permite conhecer melhor o mercado de atuação da empresa, para que assim consigamos traçar o perfil do consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas de marketing, propor ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao mercado. Dessa forma, o Plano de Marketing define um caminho em comum para que o marketing alcance resultados relevantes em um prazo definido.

Um bom plano de marketing inclui diversas etapas e um ponto principal estabelecido, que seria o objetivo do mesmo feito para atingir o público alvo da empresa. Um estudo completo se dá ao analisar e entender tanto o macro- ambiente que envolve seu negócio quanto o micro determinando um caminho a ser percorrido em um determinado espaço de tempo.

Dessa maneira, quanto mais específicas e direcionadas forem, maiores as chances de ser bem sucedido e ter um plano que funcione de acordo com o que você precisa. 

 

A dificuldade principal enfrentada muito provavelmente é definir o seu objetivo com essa ferramenta, pois para alcançá-lo é necessário desmembrar as rotas e o que será preciso fazer. Nesse âmbito nem sempre o objetivo estabelecido é útil de fato ou até mesmo algo tangível, daí surge a necessidade de dentro da ferramenta existirem meios para averiguar a sua meta final, tanto quanto a necessidade de desmembrar o seu negócio em si:

 

O Plano de Marketing em si pode ser composto por:

 

01- Sumário Executivo

02- Logo, Slogan, MVV

03- Pesquisa de Mercado (Análise Pestel e Análise da Concorrência)

04- 4 P´s Matriz SWOT

05- Mix de marketing

06- Definição do Público Alvo e persona; Posicionamento da marca

07- Estratégias de Marketing

08- 5W2H

09- Road Map e Metas SMART

10- Indicadores de desempenho e validação

Cada uma dessas etapas avalia e descreve os processos de maneira que quanto mais se entende e detalha, mais se tem uma visão completa do seu negócio e o que cerca. É visível que embora o nome seja Plano de Marketing essa ferramenta não se trata apenas do marketing da empresa, pois ela abrange diversos setores até mesmo de preço de serviço e/ou produto que o seu negócio ofereça e como os seus concorrentes diretos e indiretos se posicionam, permitindo analisar erros que se deve evitar e acertos dos demais.

POR QUE FAZER UM PLANO DE MARKETING?

O Plano de Marketing permite que a organização entenda as necessidades de seus clientes, para saber como atingi-las. Assim trazendo vários benefícios, como: 

  • Melhor compreensão do mercado;
  • Elevar a consciência da marca e sua autoridade junto ao mercado;
  • Atrair novos clientes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos;
  • Aumentar as vendas;
  • Melhor compreensão interna da empresa;
  • Definir prioridades e a otimizar o orçamento;
  • Permite tomar decisões de forma antecipada;
  • Análise do mercado externo;

O marketing é um dos meios principais de  promover sua empresa para os clientes e para mantê-la organizada internamente, sendo fundamental que suas estratégias estejam bem definidas para ver o seu negócio deslanchar. Assim, não se esqueça de manter seu planejamento e suas estratégias sempre atualizadas, assertivas e sua empresa moderna sendo um exemplo de marketing. Se você ainda não começou a se estruturar, que tal começar?

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