Como abrir uma empresa? 6 dicas fundamentais

como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa?

Você já teve um insight? Aquele estalo que vem à mente de repente, uma ideia brilhante, e a partir disso, quis saber como abrir uma empresa o mais rápido possível? Acreditamos que muitos já passaram por situação parecida, mas ao maturar um pouco mais a ideia perceberam que esse processo de como abrir uma empresa, analisando riscos e oportunidades, pode ser complicado e trabalhoso. 

Segundo dados fornecidos pelo IBGE, 6 em cada 10 empresas no Brasil fecham as portas antes de completarem 5 anos, e 80% das micro e pequenas empresas desaparecem antes de completar 1 ano. Isso acontece não somente pelos diversos fatores externos que dificultam a vida do empreendedor no Brasil, mas também pela falta de um planejamento baseado em dados e análises relevantes, que percorrem os diferentes riscos que precisam ser levados em conta ao abrir um negócio. 

Por isso, iremos dar algumas dicas que você precisa saber sobre como criar sua empresa que irão fazer toda diferença para você colocar em práticia sua ideia e abrir seu negócio.

 

1.Defina quais são os objetivos da empresa

 

Definir com clareza quais são os objetivos da empresa, é fundamental para entender o porquê a empresa existe e aonde quer chegar. Esses objetivos podem ser definidos por meio de uma missão, visão e valores

Missão: É o propósito da empresa existir. É sua razão de ser. Nela é importante que você descreva o trabalho que desempenha.

Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).

Valores:  são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Dessa forma, todos os colaboradores que a empresa virá a ter, terão um norte a se seguir, o que cria um senso de sinergia entre eles. Além disso, ter esses objetivos bem definidos fará com os consumidores estejam alinhados com a proposta da empresa.

 

2. Entenda o mercado que você pretende estar inserido

Faça a analise do mercado em que a empresa está inserida, buscando entender o comportamento do seu público alvo e o ambiente interno e externo à empresa. Para isso, existem algumas metodologias que auxiliam nessa análise. Temos, por exemplo:

Análise SWOT: é o estudo responsável que relaciona as forças e fraquezas, dentro do ambiente interno da empresa, e oportunidades e ameaças, no ambiente externo da empresa.

Análise PESTEL: é responsável por analisar os diferentes cenários no ambiente externo. São esses cenários: político, econômico, social, tecnológico, ecológico e legal.

 

3. Faça o planejamento do marketing da sua empresa

O planejamento de marketing tem como objetivo  sintetizar objetivos, indicadores, análises, entre outras informações importantes para orientar a empresa. Para isso, é interessante analisar alguns pontos de extrema importância no marketing: produto, preço, praça e promoção. Após esse estudo, a empresa tem uma base mais sólida para direcionar seus esforços e assim maximizar seu lucro.

 

4. Tenha planejamento financeiro

Elabore um planejamento financeiro que se adeque às estratégias de marketing desenvolvidas, levando em consideração os possíveis cenários. Além disso, é importante estabelecer metas de entradas e saídas, e também fazer projeções dos gastos e faturamentos da empresa ao longo do ano. É importante também ter o fluxo de baixa bem definido. Com isso, é possível estipular o orçamento disponível para pôr em prática os diferentes planos e estratégias da empresa.

 

5. Organize planejamento operacional do seu negócio

O planejamento operacional consiste naquilo que a sua empresa precisará para funcionar, como por exemplo: a quantidade de funcionários, maquinário, dentro outros. Faça a análise e mapeamento das as operações necessárias para o funcionamento da empresa, a fim de direcionar os recursos humanos da empresa. Dessa forma, é possível estipular o número de funcionários necessários, e a função desempenhada por cada um.

 

6. Elabore um plano de ação

Por fim, elabore um plano de ação para que os dados levantados e as análises feitas sejam devidamente aplicados na organização. O plano de ação ditará o que deve ser feito para que seus objetivos a curto, médio e longo prazo se concretizem. Para isso, sugerimos a utilização do 5W2H para auxiliá-lo.

O 5W2H consiste basicamente em 7 perguntas que o ajudam a colocar em prática os mais diversos tipos de plano. São elas: O que será feito? Quando será feito? Como será feito? Onde será feito? Porquê será feito? Por quem será feito? Quanto custará?

Respondendo essas perguntas você consiguirá não somente onde você quer que seu negócio chegue, como também entender o que precisará ser feito para que seus objetivos sejam alcançados.

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