Projeto . .

Case de Sucesso ENEjr

A ENEjr, empresa júnior de engenharia de energia da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina- foi fundada em 2012 e realiza serviços voltados à consultoria de eficiência energética e geração de energia.

Um dos principais desafios enfrentados pela EJ é a captação de novos membros, porque engenharia de energia é um curso relativamente novo, logo, o desafio se torna ainda maior.

Os anos se passaram, e a partir de 2019, a empresa foi se estruturando e aprimorando seus processos administrativos e tecnológicos, inclusive na área de gestão de pessoas, modificando a forma de como atrair, captar e treinar os membros.

Todavia, em 2020, a pandemia exigiu que mudanças acontecessem dentro da empresa. Precisaram adaptar o processo seletivo aos meios digitais, de forma que os estudantes do curso de engenharia de energia se sentissem atraídos pela oportunidade de trabalhar em uma empresa júnior e envolvidos durante o processo seletivo e o trainee.

Através dos serviços oferecidos pela Projetos Consultoria Integrada, a diretoria da ENEjr viu a oportunidade de entender como melhorar alguns processos internos da empresa.

Desafio

Ao buscar o serviço de consultoria eles esperavam serem capacitados sobre as melhores práticas relacionadas a processo seletivo e avaliação de desempenho, e com isso, otimizarem e obterem melhores resultados em recursos humanos.

A equipe foi composta de forma multidisciplinar com universitários de administração e psicologia.

O objetivo desse projeto foi oferecer capacitação para facilitar o processo seletivo e a avaliação de desempenho da ENEjr. A principal expectativa dos clientes estava em aprender as melhores práticas relacionadas a esses processos e, a partir disso, realizar com autonomia esses processos.

O Projeto

Os serviço foi dividido em 8 etapas principais:

  • 1 encontro com conteúdos relacionados Recrutamento;
  • 3 Encontros relacionados ao Processo Seletivo;
  • 1 Encontro relacionados a Cultura Organizacional;
  • 1 Encontro relacionado ao Processo Trainee;
  • 1 Encontro relacionado a Avaliação de Desempenho;
  • Entrega de um documento Guia com todas as informações dadas nas capacitações.

    Entregas:
  • 7 encontros sobre os temas acordados;
  • 1 manual final abarcando sobre todos os assuntos abordados;
  • Resultados de um formulário sobre clima organizacional da ENEjr;
  • Algumas planilhas como ferramentas de otimização de informações.

Resultados

Alcançamos os resultados esperados e a empresa se viu mais preparada para planejar e desenvolver seus processos de forma autônoma, fluída e desafiante. Viram-se preparados para recrutar as pessoas ideias, ou seja, que se encaixem na cultura da empresa. Além disso, se sentiram aptos a desenvolver capacitações que sejam interessantes e agreguem valor à vida profissional e pessoal dos recrutados.

Rolar para cima
× Fale Com Um Especialista